É preciso considerar vários fatores para garantir boas fisgadas, e um deles é o horário.
Muitos pescadores gostam de pescar no horário da manhã pela temperatura mais amena, mas também existem muitos peixes que ficam mais ativos no comecinho do dia. Quem gosta de pescar no mar, por exemplo, tem uma maior movimentação das marés pela manhã, o que pode aumentar também a movimentação de peixes como sardinhas e anchovas.
Já no período entre 12h e 16h traz um sol mais quente, o que faz com que a temperatura da água aumente, por isso a tendência é que os peixes procurem águas mais fundas para se abrigar. Isso não impede a captura de bons exemplares, basta escolher os tipos de iscas corretos para atrair os peixes.
Além disso, pode ser um bom horário para fisgar espécies que gostam de águas mais quentes, como a tilápia e o pirarucu.
No finalzinho da tarde, a temperatura começa a diminuir, mas a água ainda não está fria. Neste horário os peixes costumam sair para se alimentar e já se movimentam mais, por isso é um bom horário para garantir boas fisgadas: tucunarés, bagres e pacus são espécies bem ativas neste horário.
Na pescaria noturna deve considerar também a fase da lua, pois isso interfere no comportamento do peixe. Espécies como a corvina, o xerelete e a marimbá são boas opções para o período da noite.
A melhor hora para pescar é aquela em que as condições são favoráveis e isso depende de diversos fatores, como clima, local escolhido, comportamento da espécie e tipos de pescaria. Vale lembrar que sempre existirão peixes prontos para fisgar a isca, mas é importante entender as suas preferências.
Conhecer o comportamento da espécie é o primeiro passo: tilápias, por exemplo, costumam sair para se alimentar no período da manhã e no final da tarde, já as traíras podem se movimentar bastante no meio do dia, principalmente em climas mais quentes.
Encontrar o melhor horário para pescar é algo muito individual, pois leva em conta as preferências do peixe e do pescador. Neste contexto, é preciso avaliar suas possibilidades para conseguir se planejar e conseguir bons resultados na pescaria.
Fonte: www.pescapinheiros.com.br